sexta-feira, abril 13, 2007

Férias, Páscoa e Supresas!

Bem ia começar a escrever, mas fui “chamado” a casa do cunhado, pelo sogro…, pelo que agora é que vou escrever. Já é uma da matina do dia 13…
Estou de férias. Mas note-se, férias em casa. Daquelas férias em que arranjamos tudo o que temos para arranjar em casa, fora o que inventamos.
Férias em que estamos em família e em que as refeições nos parecem vindas do paraíso, pelo convívio à volta da mesa.
Enfim, férias quase perfeitas, não fossem algumas preocupações que acabam por ensombrar um pouco a boa disposição.
Estou tão de férias, que provavelmente a única noticia que retive foi a das habilitações académicas, ou ausência das mesmas, do nosso Primeiro-ministro. Por aqui logo percebem a razão da pouca escrita. E também o país que temos…
Esta Páscoa veio com algumas surpresas. E surpresas mesmo, porque era algo que não estava à espera.
Passo a explicar. Descobri uma prima. Sim, descobri, não achei. Os brasileiros é que falam em achamento e não de descobrimento.
E digo, descobri, porque penso que o mesmo acontece com ela própria. Se alguém mudou para melhor, tenho o exemplo perfeito.
Peca, e se calhar todos nós, por se preocupar com pessoas e atitudes, que nem deviam ser do seu conhecimento.
O facto de termos filhos não se prende por lhes proporcionar uma vida sem preocupações, até eles encontrarem os seus próprios problemas?
Não se prende com o facto de os ouvir e lhes dizer “vai em frente, não te preocupes comigo. Não é essa a tua função. Agora tens de pensar em ti.”?
Neste caso vejo uma pessoa, que tem todo o potencial por vencer na vida e fazer algo por si, presa a chantagens emocionais e baboseiradas.
Vejo uma pessoa que veio falar comigo e que me surpreendeu de uma maneira, que me relembrou a razão porque sempre quis que a minha filha estudasse fora da sua terra natal.
As razões porque eras quem eras já não interessam para nada. Exactamente por teres evoluído é que estás a passar por todas essas dúvidas, e saudades. Faz-me um favor, esquece as dúvidas, porque se elas existem, não são de todo culpa tua. São de quem te faz duvidar.
Neste momento estás a viver os anos decisivos da tua vida. As decisões tomadas nesta altura são o teu futuro. São te deixes ir abaixo por palavras ditas ou não ditas, porque se fores abaixo, comprometes a tua vida.
Valoriza-te, mete na cabeça que estás onde estás por ti. A acima de tudo acredita em ti. Eu acredito. Daí este discurso. Desculpem-me este discurso directo.
Outra surpresa foi a vitória do Dr. António de Oliveira Salazar no concurso dos grandes portugueses. Bem às tantas já nem sei se é surpresa.
Se afinal já não é surpresa, é uma surpresa em si. Mas, espera lá. Se afinal não era surpresa, agora o facto de não ser é que é? Perdi-me…
Ou será melhor tentar perceber porque é que o Dr. Salazar ganhou?
- Como ouvi na TV, é como uma má noticia. Vende mais que uma boa noticia.
- Porque o pessoal da extrema-direita tem mais saldo nos telefones para votar.
- Porque ninguém pensou que ele ia ganhar. É como na Madeira, ninguém vota no AJJ, mas ele ganha sempre.
- Porque o povo está farto de políticos, mamões e patos bravos (e não necessariamente nesta ordem), e só vê a sua vida a andar para trás, e até ia curtir meter uns certos senhores nas mãos da PIDE?
O facto é que o homem ganhou. Será que foi uma vitória moral?

4 comentários:

Texuga disse...

Só rectifico uma coisa: as decisões difíceis e que me marcaram foram tomadas aos 19 anos. Não agora. Agora vivo a consequência disso. De uma forma ou de outra o que sou agora, e as dificuldades que tenho de ultrapassar agora, são fruto do que deixei para trás à muitos anos. Por isso, venha a nós a Vossa vontade e que o Senhor (pai de Judas portanto, e esposo de Maria Madalena!) nos acompanhe!

Anónimo disse...

Obrigado, Primo.

Texuga disse...

ai não era comigo...? ups!

Bernardo Santa Clara Gomes disse...

Pois, tu já foste descoberta há mais tempo... ;)