Esta eu aqui a pensar… Qual o motivo de toda esta crise? Porque há falta de dinheiro? Porque não há trabalho? Porque é que não conseguimos vender Portugal nem aos Portugueses? (esta é fácil, sabemos que estão lisos… dá vontade de rir, mas não tem piada nenhuma).
Depois ouvimos os políticos, os opinion maker, os comentadores, etc., a falar da economia, do motor da economia e ficamos ainda mais perdidos. Então afinal o que é o motor da economia? São os bancos que têm o dinheiro e criam condições para o investimento privado? São os políticos que criam investimento público? São os grandes investidores que metem no mercado os seus milhões?
Não faço a mínima. Mas sei uma coisa, se são estes, sós ou em conjunto, estão a fazer um trabalho de merda!
Ou será que o motor da economia é o pequeno trabalhador que faz o seu trabalho com brio, recebe o seu pagamento, paga as suas contas e ainda gasta qualquer coisa num cafezinho, numa mini, num cinema, ou uma refeição ligeira?
Esse café onde este pequeno trabalhador, do género que ninguém nota, mas quando as ruas estão varridas, os sanitários limpos, o lixo recolhido todos nós gostamos e apreciamos… pois é, alguém o faz. Mas dizia eu, o café onde este trabalhador bebe o seu café, aprecia a sua mini, tem clientes, pagantes, o que lhe permite folgar um dia por semana para poder passear, no seu carrito, modesto mas fiável e acima de tudo recente. E quem sabe, saborear um almoço num restaurante campestre…
E por aqui vamos, cada qual no seu trabalho, cada qual com o seu nível de vida, que a uns permite mais ou menos devaneios e lá vamos lutando e aproveitando a nossa vida.
E o que fizeram a este pequeno trabalhador? Fizeram-lhe pagar taxas para guardar o seu dinheiro, pagar mais impostos, etc. Sim, porque é preciso manter os lucros dos grandes investidores, se não se gasta dinheiro porque há crise, arranjamos umas taxas e umas comissões e o problema resolve-se.
E o pequeno trabalhador, vai ao café, troca 2 dedos de conversa com o dono do café (que agora já nem tem dia de folga), com sorte bebe um café e pouco mais.
A pergunta é: as ruas não estão varridas? Os sanitários não estão limpos? O lixo não está recolhido? Então? Quem falhou neste motor?
Onde anda o dinheiro que este pequeno trabalhador fazia rodar? Percebem agora?
Sem comentários:
Enviar um comentário