quinta-feira, janeiro 10, 2008

Ex-fumador.

Engraçado as que se tem dito sobre a lei do tabaco.
Deixei de fumar em 26 de Março de 2006. Ainda hoje “pelo-me“ pelo cheiro de um cigarro. Mas já quando fumava detestava ter alguém a fumar ao meu lado. Do tipo que deixa o cigarro no cinzeiro, ou que faz muito fumo.
Na série de televisão “Lembra-me como foi”, o “pai” farta-se de fumar na cama. Nessa altura era prática corrente, até que se provou que fumar nos quartos de dormir (nem era na cama), é nocivo além de pouco higiénico.
E dos quartos passamos para a mesa de jantar, ou não se lembram da frase “Espero que a minha comida não incomode o seu fumo”.
E daqui para o não fumar em quartos ou mesmo casas em que vivem pessoas grávidas ou bebés. E etc.
Conclusão: evoluímos. Ou não? Que acham os fumadores? Com sinceridade.
Não foi preciso deixar de fumar para saber que o fumo é um vício terrível, sujo e prejudicial à saúde.
Não sou daqueles ex-fumadores fundamentalistas que não podem estar ao pé de alguém que fuma, mas também acho que há certos lugares que o fumo incomoda e que esta lei veio em muito boa altura.
Sejamos justos, gasta-se mais em compensações aos produtores de tabaco do que na prevenção do fumo, por isso nem por aí temos consenso.
Como todas as leis, terá o seu “quê” de exagero. Do mesmo modo que algumas opiniões também.
Mas penso que no fundo todos concordamos. Veio melhorar a nossa qualidade de vida.

3 comentários:

Texuga disse...

Como fumadora acho que esta lei veio em belíssima altura. Fumar? Fumar é na rua, à janela, em ambientes abertos. Já tinha deixado de o fazer em espaços fechados (com excepção da minha casa, claro) há algum tempo. Acho que o meu fumo não deve fazer mal ao vizinho do lado. E primeiro está o direito a um ambiente saudável e depois o direito de quem o polui, como eu.

Anónimo disse...

Não sou fumadora mas trabalho com muitos. Concordo com a lei do tabaco e às vezes fico parva com o que oiço. Viram os "Prós e Contra" ontem? Eu confesso que só vi um pouco e fugi (já não há paciência para as parcialidades da Fátinha)...
No outro dia ouvi na rádio algo que me chocou, dizia o Sr ouvinte da "prova oral":prefiro estar num restaurante e levar com fumo do que num onde haja crianças...
Isto está a ficar ridiculo, daqui a pouco faz-se uma lei das Crianças e passamos a ter 2 tipos de restaurantes: um para fumadores e outro para pessoas com filhos!!!

Anónimo disse...

Deixei de fumar vai para 3 anos, após 17 anos de vício. Portanto, por conhecer bem os dois lados da barricada, penso que esta lei do tabaco em vigor desde o início do ano só peca por tardia. Às vezes, o homem consegue ser uma criatura racional!