sexta-feira, outubro 12, 2007

Conversas surreais.

Sejam pacientes comigo e imaginem uma conversa entre pai e 2 filhos, por causa de despesas e poupanças etc e tal, no mundo de hoje.
Pai – Meninos, quero falar com vocês sobre poupanças e cortes orçamentais.
Ela – Mas o que se passa? Estamos com problemas.
Pai – Não. Mas pensei que podíamos ajudar algumas pessoas.
Ele – Ajudar quem pai?
Pai – Pessoas que têm pouca sorte. Pessoas que não conseguem viver com o que ganham.
Ela – Mas o que queres fazer?
Pai – Olha, estava a pensar. Podia cortar a tua mesada em metade. Ainda ficavas com dinheiro para o passe e comias sempre em casa. Quando saísses à noite levas água contigo. E deixavas conduzir. Só em caso de necessidade.
Ela – Eh… sim , mas…
Pai - Estive a ver, e o que poupo por mês para pagar a universidade para o ano, também acho que vou reduzir. Estudas aqui em vez de ires para Lisboa. E ficando cá até arranjavas um trabalhinho para ajudar. Era fixe.
Ela – Quer dizer … se está assim tão mau… ok…
Pai – Tu, passavas e ir a vir sempre de autocarro para a escola. Arranja-se uma rodas para mochila, que vai ficar mais pesada por causa do almoço que passas a levar, mas com as rodas…
Ele – Mas pai … de autocarro e levar almoço?
Pai – Sim. A mãe depois do trabalho pode perfeitamente fazer o jantar, que faz par mais um, e que tu tornas a comer na escola no dia seguinte.
Eles – ehr…
Pai – Podia dispensar também a empregada a dias. Vocês levantavam-se mais cedo e já faziam as camas. Durante o dia iam limpando a casa. A roupa a mãe engoma enquanto vê a novela. Pois…
Eles – Olha pai tudo bem não sabíamos que estávamos tão mal assim. Afinal não conseguimos viver do que ganhamos e trabalhamos.
Pai – Não é isso. Não vivemos do que ganhamos. Mas assim ajudamos alguém a poder levar os filhos á escola de carro, a preparar o futuro deles, a ter conforto em casa, etc.
Eles – Então que dizer que vamos fazer sacrifícios para que outros tenham o nosso nível de vida?
Pai – (E já me esquecia da internet e tv cabo. Tenho de ver isso). Sim, não acham bem?
Eles – (não posso por a resposta por respeito à moral e bons costumes!)

2 comentários:

Texuga disse...

Muito bom! Mesmo muito bom! Era mesmo nisso que eu estava a pensar... Put... que os pariu a todos!

Anónimo disse...

pois bem meu dignissímo cidadão se todos fizesem um terço disso estava-mos todos bem, mas oigoísmo ultrapassa qualquer barreia,assim o felicito ,parece-me um bom chefe de familia,já não existe....isso era nos meus tempos,um beijo ,abraço