segunda-feira, novembro 13, 2006

Imagens

Por vezes dou por mim a pensar nas imagens que tenho retidas na cabeça. Sabem, aquelas situações que nos marcaram para a vida.
Não me interpretem mal, situação que já ultrapassamos, mas que nos marcam de uma forma que nos fazem ter cuidado com as nossas acções.
Eu por exemplo, tenho sempre presente o dia que o meu pai saiu de casa. Foi-me acordar cedo e fomos dar uma volta de carro e sei perfeitamente o lugar em que me disse que ia embora. Foi na antiga Carvalho Araújo, que para mim ainda hoje em dia é uma rua triste.
Não me perguntem se chorei, nem mais pormenores, só me lembro de estar lá e sentir que alguma coisa tinha acabado. Sei também que nunca lhe falei neste assunto, mas tive o medo de todas as crianças: será que foi por minha culpa?
Nós adultos pensamos e respondemos, não penses nisso. Como pode ser culpa tua? Estás maluco? Pois, mas as crianças olham para nós e vêm-nos como os seus ídolos e modelos. Para terem uma ideia, fiz essa pergunta à minha mãe não tem muito tempo.
E na altura enchi-me de coragem e fiz, porque no fundo ainda tinha de medo de ouvir “sim, foi por tua causa”.
Dei a volta por cima, fiz a minha vida, mas a imagem lá ficou.
A minha prioridade é não magoar os meus filhos nem lhes deixar sequer pensar que podem ter alguma influência no que possa correr mal na minha vida.
Quero que partam para a vida deles preparados, mas sem os meus problemas. Os deles não vão ser fáceis de resolver e eu quero guardem toda a sua energia para enfrenta-los.
Acima de tudo quero que venham ter comigo para ajuda-los sem ficarem preocupados se eu tenho ou não problemas.
Por isso vos digo, ter filhos é uma grande responsabilidade, portanto pensem muito bem antes de os terem. A vossa vida deixa de ser vossa, passa a ser “nossa”.
Agora, se vale a pena? Vocês nunca viram um sorriso de um bebé às cinco da manhã depois de uma noite cólicas? Pois, não tem explicação!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eu te compreendo meu amigo!As crianças ´têm de facto esse sentimento de culpa, quando os pais se separam, ou estão em vias de .
Gostaria de deixcar aqui um comentário a adicionar ao teu artigo : nós pais , estamos e estaremos sempre na rectaguarda . Os nossos filhos têm a sua vida , são filhos dela , mas podem contar com os pais na rectaguarda para apoiá -los !!! ATÉ SEMPRE .l
E é essa falta imensa que eu já com mais de 40 anos , sinto . A minha rectaguarda desapareceu . O meu apoio onde está ?
Partiram ... apoiam -me noutro lado , talvez , quem sabe ?